quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Viva nós

O autor e sua grande obra

Vez ou outra me dou conta de estar em falta com algum autor ou obra importante. Aconteceu em julho, por ocasião da morte de João Ubaldo Ribeiro. Apesar de ter algumas obras suas na estante e ter lido várias crônicas em jornais, ainda não havia lido um livro seu. Viva o povo brasileiro foi eleito para corrigir essa falta.

A minha foi uma viagem no tempo de 30 anos, pois o livro foi publicado em 1984. Já a obra de João Ubaldo cobre mais de 400 anos da história do Brasil com seus personagens "fictícios" que você a cada página vai reconhecendo nas esquinas ou noticiários dos jornais e TV.

Viva o povo brasileiro faz uso de uma sutil ironia para expor como era o relacionamento entre proprietários de terras e escravos, políticos e empresários, polícia e cidadãos. Eu disse era? Ao fim da leitura, a sensação que fica é de que pouco ou quase nada mudou no país. E é possível entender um pouco melhor o que somos e porque somos como somos, e as razões do "debate" que começou durante a campanha eleitoral e continua nas chamadas redes sociais.  

Encerrei as leituras de 2014 com chave de ouro com Viva o povo brasileiro. São quase 700 páginas, mas sua leitura deveria ser obrigatória, ao menos como reflexão, antes de fazer ou postar um comentário sobre o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário