quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Fiel retrato da aventura humana

O livro foi lançado em 1997, mas a leitura se mantém atual


Armas, germes e aço - o destino das sociedades humanas estava na minha lista de leitura há tempos, e não decepcionou. Se já vinha com a chancela dos prêmios Pulitzer e Aventis, da Real Sociedade de Ciências de Londres, como melhor livro de divulgação científica, o trabalho de Jared Diamond, professor de Geografia da Universidade da Califórnia, é um retrato fascinante da história das sociedades humanas nos últimos milhares de anos.


Por que a Ásia e a Europa colonizaram a Oceania e as Américas e não ocorreu o contrário? A domesticação e a extinção de animais, o uso de terras férteis e desertos, o domínio da metalurgia, a transmissão de doenças e até a disposição geográfica dos continentes são analisados pelo autor para compreender o que levou à dominação de alguns grupos por outros.

Não escrevo mais para não correr o risco de um spoiler. Sim, porque há muitas constatações e conclusões surpreendentes. Tudo numa linguagem muito clara. O dom de um professor que foi a campo e sabe transmitir seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário