terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A formação de um leitor

Um papagaio "atacou" As gêmeas e vários quadrinhos; pedaços se foram, mas todos sobreviveram 

Li algumas vezes que não basta dar livros de presente para crianças. Se o objetivo é mais do que apenas mantê-las entretidas, é preciso ler com elas e para elas a fim de despertar o gosto pela leitura. Não lembro propriamente de ver meus pais lendo, mas o fato é que tive uma infância cercado por seus livros. Não havia propriamente uma estante em casa, mas os livros estavam lá: as coleções da Saraiva e contos de fadas de minha mãe, livros escolares, títulos de eletrônica do meu pai - que, naturalmente, me permiti aperfeiçoar com meu estojo de lápis de cor.

A foto mostra uma transição entre os livros "herdados" e os meus primeiros, só meus. O Tesouro da Juventude ganhei do meu pai, Viagem à brinquedolândia de minha mãe e As gêmeas de minha avó. Fartura para um recém-alfabetizado! Alguns estão bem castigados pelo tempo, mas vão continuar na minha estante, que me perdoem os teóricos do "não guardar coisas velhas". Esses livros fazem parte de minha história, minha formação. Conservá-los é guardar uma doce lembrança da infância, e agradecer aos meus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário