terça-feira, 21 de abril de 2015

Um guia que ensina a ler mais e melhor

Um manual para extrair o melhor dos livros
Quem gosta de ler desfruta horas de entretenimento com o hábito, seja um texto de ficção, seja com obras de referência e estudo. Mas aproveita tudo o que pode da leitura? Depois de ler este "guia clássico para a leitura inteligente", você pode acabar concluindo que não.
Escrito por Mortimer Adler e Charles Van Doren na década de 1940, Como ler livros ganhou uma revisão e acréscimos 30 anos mais tarde. Quase 80 anos parece muita coisa, mas a obra mantém-se atual como uma longa e inspirada aula sobre como aproveitar melhor um livro, e avançar na compreensão dos textos mais desafiadores.
O nível de atenção do leitor é um dos primeiros pontos atacados pelos autores, ambos norte-americanos. Para isso, Adler e Doren dividem a leitura em quatro níveis: elementar, inspecional, analítica e sintópica. Identificar o propósito do autor é o primeiro passo para a compreensão de seu texto, seja um conto, seja uma teoria científica.
Mais do que um manual - função que cumpre muito bem - Como ler livros é uma declaração de amor à leitura e à função dos livros para a humanidade. O texto de Adler e Doren é apaixonado, um deleite para quem ama ter um livro nas mãos (ou num tablet, ou nos fones de ouvido).
A obra é complementada por uma extensa lista de sugestão de leituras, que inclui de escritores clássicos a autores de textos científicos, filosóficos e políticos, como Thomas Mann, James Joyce, Albert Einstein, Charles Darwin, Vladimir Lenin ou Franz Kafka. Se há uma crítica que se possa fazer à obra, seria a de que todos os títulos sugeridos referem-se à literatura ocidental.
O livro traz ainda outro apêndice com exercícios elaborados pelos autores para a prática dos quatro níveis de leitura. Com 432 páginas e publicado pela editora É Realizações, Como ler livros é uma obra cara, oferecida por entre R$ 67 até R$ 88. Vale procurar uma oferta.

Leitura essencial


Nenhum comentário:

Postar um comentário