domingo, 12 de abril de 2015

Aprender a se fazer perguntas

Um ótimo manual para aprender a se fazer perguntas
Este livro traz no título o que tem faltado nesses tempos de fórmulas prontas, soluções políticas superficiais, slogans rasos e bravatas. Pensar com mais profundidade, fazer perguntas, entender as razões por trás dos fatos, os valores. Enfim, pensar de maneira crítica.

Escrito por David William Carraher e publicado pela Editora Cengage Learning, Senso Crítico - do dia-a-dia às ciências humanas, é um livro que não foi nem será visto em listas dos mais vendidos. Lançada em 1983, com reimpressão em 2011, é uma obra de inspiração didática, voltada para estudantes das áreas de Ciências Sociais e Humanas. Suas 164 páginas incluem exercícios de reforço para compreensão e reflexão.

O livro é muito bom para quer quiser seguir - ou relembrar - um bom roteiro para evitar armadilhas que levam a conclusões equivocadas e fazer questionamentos adequados diante de fórmulas prontas. Há muitos exemplos colhidos na literatura, jornais e revistas. Por um lado, isso pode passar uma sensação de envelhecimento para a obra, mas por outro ressalta o incômodo pela constatação de que pouco mudou (piorou?) na opinião pública em 35 anos.

David William Carraher escreveu Senso Crítico quando professor adjunto do Curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Não é muito fácil de achar. Mas vale a pena ir atrás, caso você não tenha medo de questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário