sexta-feira, 24 de abril de 2015

Maratona de leitura


No mesmo horário, pessoas começam a ler ao redor do planeta
Dewey foi o gato que se tornou famoso ao ser adotado por uma biblioteca. Mas também era o nome de uma leitora apaixonada, que mantinha o blog The hidden side of a leaf, nos EUA. Inspirada na 24 Hour Comics Day, em outubro de 2007 ela criou a 24 Hour Readathon. Começou com 37 pessoas, hoje é um evento internacional.

Participar é muito simples: basta ler o que for possível em 24 horas, e compartilhar a evolução da leitura, trechos e comentários nas redes sociais. Os participantes interagem e trocam incentivos para continuar, se o cansaço bater. A maratona se repete nos meses de abril e outubro, e começa simultaneamente em todo o mundo. No fuso horário de Brasília, começa às 10 da manhã deste sábado, 25 de abril.

Dewey morreu no ano seguinte à criação do evento, o que motivou mais pessoas a participar, em sua homenagem. E a ideia se disseminou: jornadas de leitura de várias durações e temas se espalharam mundo afora.

À meia noite, começa a Maratona Literária 24H (x2). Os booktubers Vitor Martins e Victor Almeida vão liderar dois times, um que vai de hoje até amanhã, e outro que começa à meia noite do sábado. Em campo, muita leitura de livros, graphic novels e sorteios de editoras.


Quem tiver fôlego, pode encarar as 48 horas...
Antes que os xarás anunciassem seu desafio, eu já havia me inscrito na Dewey's 24 Hour Readathon. Quero terminar O guia do mochileiro das galáxiasde Douglas Adams, Os cães ladram, de Truman Capote, atacar A festa, de Ivan Ângelo e  Lovecraft, pela Vertigo. Se der, vou liquidar The lottery, de Shirley Jackson.

Aqui estão os links para quem quiser uma boa motivação para pôr as leituras em dia:
Para se inscrever na maratona Dewey: http://24hourreadathon.com/2015/03/26/april-2015-reader-sign-ups/
Para a maratona Vitor + Victor: http://goo.gl/forms/vSizy5WkIv

Nenhum comentário:

Postar um comentário