domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bibliotecas na rua

Na entrada de um sobradão em uma rua de São Francisco...
... uma biblioteca pública, para quem estiver passando pegar um livro. Ou deixar

Alguém um dia teve a ideia inspirada: por que não montar uma biblioteca com meia dúzia de livros no espaço mal aproveitado do cubículo usado para guardar vassouras e material de limpeza. Foi em um conjunto residencial de prédios de quatro andares, sem elevador, com apartamentos de 45 metros quadrados, na zona sul da cidade de São Paulo.

Vivia lá um amigo meu, leitor voraz (e, melhor, daqueles que lê, conserva e devolve o livro emprestado). A iniciativa foi um sucesso. Claro que logo muitos moradores viram a oportunidade para desovar livros escolares já superados sem sentir culpa. Mas também surgiu uma comunidade de leitores que lá dispunham e retiravam livros. E todos passaram a ler mais.

Por qualquer razão menos inspirada, a "biblioteca" foi desativada. E a comunidade dissolveu-se. Cada um por si, que compre, dê um jeito de obter suas leituras. E as crianças e adolescentes entediados durante as férias perderam o estímulo oferecido por aquele cubículo recheado de magia e tramas.

Há poucos meses, aproveitei para emendar uma viagem a trabalho e me dei de presente de aniversário dois dias na cidade de São Francisco, na Califórnia. Queria muito conhecer uma livraria, mas sobre isso escrevo depois.

Caminhando por uma longa rua residencial arborizada, Jackson Street, à certa altura percebi uma caixa vermelha de tamanho incomum para receber correspondência, com a frente envidraçada, diante de uma casa de dois andares.
Parecia... e era! Uma pequena estante de uma só prateleira, sem fechadura e um letreiro muito direto e simples:

Jackson Street Mini Library
Leave a book Take a book Leave the Cabinet

Sei que há muitas pequenas bibliotecas assim, adaptadas em lugares como cabines telefônicas, pontos de ônibus e até árvores em Berlin. Tenho visto intervenções interessantes e criativas no Pinterest. Mas aquela caixinha vermelha, com menos de 30 livros, instalada por uma leitora ou leitor caprichoso sobre o murinho de sua casa, para quem quiser pegar e ler, valeu a longa caminhada daquele dia.

Compartilhar cultura e uma boa leitura não é tão difícil assim. Basta um pouquinho de boa vontade. E um pequeno cubículo onde se guarda vassouras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário