sábado, 28 de fevereiro de 2015

Além de Star Trek


Leonard Nimoy em "Quinta dimensão"

Jornada nas Estrelas foi um seriado que me fascinou na pré-adolescência, e o Senhor Spock, o herói favorito. Claro, Kirk podia distribuir socos para todos os lados, mas quem não queria ser inteligente, cool e apagar os adversários com um apertão na clavícula? Eu queria, mesmo que tivesse de ter orelhas pontudas.


Antes das aventuras da Enterprise, porém, ficção científica já frequentava a TV de casa. E lá estava Leonard Nimoy. Na fascinante The Twilight Zone (no Brasil, Além da Imaginação), de Rod Serling, Nimoy interpreta o soldado Hansen em A Quality of Mercy, exibido em dezembro de 1961, na terceira temporada da série. O episódio original, de 25 minutos, pode ser assistido na internet.

O soldado Hansen, em uma ilha do Pacífico, no último dia da Segunda Guerra Mundial

Leonard Nimoy atuou em muitos seriados, e outro marcante para mim foi The Outer Limits, exibido na TV brasileira como Quinta Dimensão. Foram dois episódios: Production and Decay of Strange Particles, de abril de 1964, trata do fantasma das consequências de um acidente nuclear. Já I, Robot (novembro de 1964), aborda a relação da inteligência artificial com os homens. A antologia de contos Eu, robô, de Isaac Asimov, fora lançada em 1950. E os dois temas continuam atuais.
Fãs de Star Wars podem estar um pouco receosos com o que J.J. Abrams está fazendo com o filme da saga a ser lançado no fim deste ano. Fãs de Jornada nas Estrelas não têm muito o que reclamar do cineasta: a retomada do título no cinema foi bacana, e quem acompanhou Fringe teve oportunidade de ver no cientista William Bell uma despedida à altura da carreira de Leonard Nimoy nos seriados de TV.




O elenco da série original Jornada nas Estrelas junto ao ônibus espacial batizado de Enterprise em homenagem à nave mais famosa da TV. A foto da NASA é de 1976. Leonard Nimoy está no centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário