sábado, 9 de março de 2019

O Coração é um Caçador SolitárioO Coração é um Caçador Solitário by Carson McCullers
My rating: 5 of 5 stars

Cinco personagens protagonizam uma história capaz de despertar múltiplas emoções no leitor, da indignação com as injustiças sociais à identificação com atitudes de amizade e solidariedade. A narrativa em terceira pessoa traz o ponto de vista de quatro homens e uma pré-adolescente, pessoas que interagem em vários momentos do livro.

O surdo John Singer é o homem trabalhador e solitário resignado a "ouvir" pacientemente a todos, característica que faz dele figura central no romance, admirado e querido na cidade. Frequentador do restaurante do observador Biff Brannon, é no estabelecimento que Singer "resgata" o pregador marxista Jake Blount de uma bebedeira suicida. Leva-o para seu quarto na casa-pensão dos Kelly, onde a garota Mick vive a transição a caminho da adolescência entre os irmãos mais novos e os mais velhos. Benedict Copeland, um médico negro e idealista, completa o grupo de personagens principais.

Em comum, todos vivem a luta conta a pobreza em uma pequena cidade industrial do sul dos Estados Unidos. O país ainda está saindo da forte recessão, e chegam ecos da grande guerra na Europa e as atrocidades cometidas pelos nazistas em campos de concentração. Jake Blount é um andarilho determinado a despertar os trabalhadores de sua condição de explorados, enquanto o doutor Copeland vive em extrema modéstia oferecendo consultas gratuitas para os negros da cidade. O cenário geral é de miséria, e os discursos por justiça social são de deixar de cabelo em pé os leitores de pensamento mais conservador.

Se o enigmático John Singer cativa a atenção do leitor por sua aparente passividade silenciosa - um silêncio interrompido raras vezes por pequenos bilhetes - Mick é a personagem rebelde e adorável. Nela vemos muita da infância e puberdade da própria Carson McCullers. Nascida Lula Carson Smith, a autora foi ela mesma uma garota solitária e amante da música, dividida como Mick entre um "mundo de fora e um de dentro".

Título belíssimo tirado de um verso de William Sharp, "O coração é um caçador solitário" foi publicado quando Carson McCullers tinha apenas 23 anos de idade. É classificado como um romance gótico por seus personagens estranhos e rebeldes, mas esqueça qualquer associação desse adjetivo com a ideia de suspense ou sobrenatural. Muito embora o horror esteja presente em sua apresentação real, na forma de preconceito, violência racista, miséria e injustiça social.

De saúde frágil ao longo da vida, a autora morreria aos 50 anos. Sorte nossa leitores que sua obra não caia no esquecimento.


View all my reviews

Nenhum comentário:

Postar um comentário