A autora inspirou de Neil Gaiman a Stephen King
Shirley Jackson tornou-se
conhecida por conta de sua novela The haunting of hill house, traduzida como Assombração
da casa da colina. Publicada em 1959, foi adaptada para o cinema em 1963 e 1999.
Narra a história de pessoas reunidas em uma casa com reputação sobrenatural por
um pesquisar que quer investigar fenômenos aparentemente inexplicáveis, até que
cosias começam a acontecer. Um roteiro explorado muitas vezes, em outros livros
e filmes.
The lottery reúne 25 contos,
incluindo o que dá título à antologia. São histórias sem fantasmas, monstros ou
eventos sobrenaturais. Talvez por isso, mais assustadoras. O mal não vem de
fora, está no próprio ser humano, capaz de atitudes cruéis. Não há violência
física entre os personagens, mas opressão psicológica por vezes apenas
sugerida, mas que cria uma atmosfera de opressão.
Uma curiosidade é que todos os
contos giram em torno de mulheres. Solidão, abandono, dúvida, preconceito e
machismo se revezam ao redor das protagonistas. Em um diálogo, a jovem grávida
recém-casada argumenta: “Penso que um casamento bem-sucedido é responsabilidade
da mulher.”
Em algum momento, as tramas são
quase repetitivas, fazendo de Nova York um cenário que pode ser fascinante, mas
também opressivo. Um dos contos, porém, até agora foi a melhor descrição de um
ataque de síndrome do pânico que já li. A autora cria uma forte empatia com a
personagem, mas você não pode fazer nada por ela.
Shirley Jackson morreu cedo, aos
48 anos, em 1965. The lottery, o conto mais perturbador dessa antologia, foi
publicado originalmente na revista The New Yorker, em 1948. Causou uma
repercussão enorme no público, o que levou a autora a publicar uma resposta, um
mês depois:
“Explicar exatamente o que eu
esperava com a história é muito difícil. Imagino que, definindo um rito antigo
particularmente brutal no presente e em meu próprio vilarejo, chocaria os
leitores com uma dramatização gráfica da violência sem sentido e desumanidade
geral em suas próprias vidas.”
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