segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest TrailWild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail by Cheryl Strayed
My rating: 4 of 5 stars

Uma sucessão de perdas e dramas pessoais começa a levar Cheryl à autodestruição. Na contramão das decisões questionáveis que adota em sucessão, como assumir o sobrenome de Strayed (perdida), a jovem de 26 anos resolve fazer uma caminhada pela Pacific Crest Trail. Entre as fronteiras com México e Canadá, a jornada cobre 4.260 km do leste dos EUA. Com pouquíssimo dinheiro, sem nunca ter feito trekking, Cheryl decide-se a caminhar mais de 1.600 km entre o deserto de Mojave e o estado de Washington. Sozinha.

A mochila desproporcionalmente grande anuncia a inexperiência da jovem aos que encontra pelo caminho. A autora vai alternando o relato sobre a relação difícil com o pai, problemas familiares e com o casamento com a narrativa de sua experiência na trilha. Cansaço, bolhas no pé, encontros com animais selvagens, passagem por trechos nevados e penhascos, sede, acampamentos. Tudo o que desperta a vontade, em quem já viveu esse tipo de aventura, de preparar a mochila e partir para uma longa caminhada.

Cheryl tem sempre um livro na mochila, cuja leitura anima o fim de seus duros dias de jornada. De "Enquanto Agonizo", de William Faulkner, ao pouco conhecido "The Ten Thousand Things", de Maria Dermout, passando por contos de Flannery O'Connor, a jovem devora páginas como devora quilômetros.

"Wild" foi lançado no Brasil como "Livre" pela editora objetiva, com tradução de Débora Chaves. Uma leitura emocionante para quem gosta de relatos de superação, aventuras na natureza e leitura, muita leitura.


View all my reviews

Nenhum comentário:

Postar um comentário