quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

"Essa máquina mata fascistas"




A história é quase “comum”: infância marcada por tragédias, como incêndios nas casas onde morou, internação da mãe por força de uma doença neurológica, adolescência difícil no período da grande depressão econômica nos EUA. Uma vida nômade, de cidade em cidade atrás de empregos, viajando clandestino como “vagabundo de trens”, colhendo frutas na próspera Califórnia.

Mas Woody Guthrie somou seu talento nato como músico e poeta à experiência de vida para compor centenas de músicas que, entre outros assuntos, falam da vida no campo, política e até temas infantis. Influenciou gerações de artistas, como Bob Dylan, Bruce Springsteen e Joan Baez. Em seu livro de memórias Crônicas - Volume Um, Dylan cita com frequência Guthrie, a quem visitava no hospital na fase final de sua vida.

Woody Guthrie começou a gravar, apresentava-se em público e improvisava canções. Sua canção mais conhecida, This land is your land, tem cunho político e social, e foi composta como uma resposta crítica a God bless America, que Guthrie classificava como “irreal e complacente”. Seu violão ostentava a inscrição "Essa máquina mata fascistas".

Guthrie morreu em 1967, aos 55 anos de idade, vítima de uma doença neurológica degenerativa que provavelmente já havia afetado sua mãe. Além de sua extensa obra musical, achou tempo ainda para escrever um livro de memórias, Bound for glory. Diferentemente de outros jovens astros que surgem por aí, Guthrie já tinha muito o que contar aos 31 anos. E talento de sobra para isso, em um texto sensível, por vezes divertido, que flui como um longo poema.

Bound for glory não foi traduzido para o português. A obra pode ser comprada em livrarias na internet, em inglês. Mas experiência interessante é ouvir a versão audiolivro, gravada por Arlo, um dos oito filhos de Guthrie. Seguidor dos passos de Woody, Arlo compõe e interpreta principalmente músicas folk de cunho social. Como bônus, além das inflexões de voz que Arlo conhecia tão bem de seu pai, ouve-se um trecho da original Bound for glory, a música que dá título ao livro.




A versão audiolivro é narrada por Arlo Guthrie, filho de Woody

Nenhum comentário:

Postar um comentário