domingo, 17 de junho de 2018

Poeta da ciência


Um dos ideais do inventor era oferecer energia elétrica de graça para todos 

Procurei saber, mas não descobri se em algum momento o ilustrador Carl Barks contou qual foi sua inspiração para criar Gyro Gearloose para os estúdios Disney em 1952. Mas não ficaria surpreso de saber que, até por conta de Lampadinha, o companheiro do personagem que no Brasil ficou conhecido como Professor Pardal, Barks não teria levado em conta a vida de Nikola Tesla como referência para criar seu personagem inventor.

O fato é que, ouvindo a biografia escrita pela professora e matemática Margaret Cheney - "Tesla: Man out of Time" -, pensei no divertido, excêntrico, genial e generoso inventor dos quadrinhos. A vida de Nikola Tesla, que nasceu na Sérvia e adotou os Estados Unidos como morada, parece mesmo uma obra de ficção.

Em seus 86 anos de vida, Tesla criou mais de 200 inventos, entre eles o uso da corrente alternada que mudou a indústria, patentes que viabilizaram a criação do rádio, do raio-x e sistemas de iluminação eficientes. Suas soluções para o uso produtivo da eletricidade poderia ter feito de Tesla um milionário, mas trocou tudo para dedicar-se à paixão de sua vida, a ciência.

Com um texto saboroso, fluido e leve, Margaret Cheney faz um resumo da vida e do trabalho de Tesla. Ouvindo o audiolivro na voz do bom narrador Arthur Morey, em alguns momentos parecia estar em uma aula de Física. Mas, no geral, a narrativa dos momentos de tensão, em que Tesla luta por patrocínio para seus projetos, alternam-se com traços de sua personalidade, que iam da obsessão pelos números divisíveis por três ao seu amor pela poesia e a frustrada vida amorosa.  

"Tesla: Man out of Time" é uma boa biografia para conhecer a vida de um inventor genial que sonhava em melhorar a vida da humanidade oferecendo eletricidade de graça, comunicação de longa distância sem fios e até acabar com as guerras. Chamado por Thomas Edison - seu patrão por seis meses, de "poeta da ciência", acabou esquecido por quase todos que não são ligados ao estudo da Física. Hoje é lembrado por um dos projetos mais ousados de carro elétrico que homenageia seu nome.

https://soundcloud.com/autoesporte/tesla

Nenhum comentário:

Postar um comentário